Com tecnologia e inovação a GS Inima Ambient cuida cada vez mais da gestão da água

Com tecnologia e inovação a GS Inima Ambient cuida cada vez mais da gestão da água

O país passa pela pior crise hídrica desde 1930, o que afeta diretamente o nível dos reservatórios dos subsistemas elétricos, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Para o momento de escassez que vivemos e correndo riscos de apagões, o reuso de água vem ganhando grande visibilidade, essa prática pode ser realizada em empresas ou domicílios, de diversos modos, contextos e aplicações.

A Ambient Serviços Ambientais de Ribeirão Preto S/A, empresa responsável pelos serviços de tratamento e destinação final dos esgotos sanitários do município de Ribeirão Preto, na tentativa de economizar a demanda de água potável da unidade e pensando na construção de um futuro global sustentável passou a reutilizar o efluente de saída.

O sistema de reuso consiste em uma filtração automática de tecnologia israelense alcançando parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira, que torna o recurso útil para fins menos nobres. A água de reuso é utilizada nos processos internos da ETE, como na lavagem da centrífuga de desidratação de lodos, limpeza do pré-tratamento, lavagem das ruas internas e dos caminhões que realizam descarte no PV externo, e irrigação de jardins da própria unidade.

Antes da água de reuso, utilizávamos uma média de 3.600 m³/mês de água de poço profundo do aquífero Guarani, depois houve uma redução para 1.650 m³/mês ou 54% de água potável em função da água de reuso. Segundo a SABESP uma pessoa, no Brasil, consome mais de 6 m³/mês de água potável, com base nesses dados economizamos água para 325 pessoas.

Existe a possibilidade de fornecer futuramente a água de reuso para uso externo com fins urbanos e industriais nas seguintes modalidades: irrigação paisagística, lavagem de logradouros e outros espaços públicos e privados, construção civil, desobstrução de galerias de água pluvial e rede de esgotos, e lavagem de veículos, conforme previsto no Artigo 3º da Resolução Conjunta SES/SIMA Nº 01, de 13 de fevereiro de 2020.

O projeto de reuso foi divulgado em escolas, através de palestras e folders para conscientização do uso racional da água e reuso doméstico.

Galeria de imagens