Está aberta a temporada de eventos culturais da 20ª FIL

Está aberta a temporada de eventos culturais da 20ª FIL

Cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira (20/08), com transmissão ao vivo do palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

Ribeirão Preto (SP), 21 de agosto de 2021 – A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (20) com um cerimonial em grande estilo, transmitido do palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, com interpretação em Libras. Ao vivo, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto composta por Dulce Neves, presidente da entidade; Adriana Silva, vice-presidente e curadora da FIL; Edgard de Castro, vice-presidente e Viviane Mendonça, superintendente; mostraram com palavras, versos, poesias e música, como será o debate desta edição histórica sobre as “Velhas e Novas Utopias”. Logo no início da solenidade foi apresentado o clipe “Samba da Utopia”, música de Jonathan Silva, que reforça o tema do evento. 

“Nossa velha utopia ainda sobrevive, apesar de já termos tantas outras novas. 
O bom é que dividimos todas elas com outras pessoas que acreditam, assim como nós, na força da literatura”, disse a presidente, Dulce Neves, agradecendo o apoio e parcerias das empresas, entidades, escolas e instituições que sempre acreditaram nesta festa literária. 
 
Os homenageados também participaram da abertura, alguns de forma on-line, outros presentes no palco, como o autor local Carlos Roberto Ferriani e o patrono, Paulo Roberto Oliveira, presidente da GS Inima Ambient.

“Esta noite é o começo de uma jornada épica. Meu afeto pela Fundação que não deixou morrer a Feira do Livro neste momento tão difícil para todo mundo. Acredito que o estímulo à leitura não é um dever exclusivo do Estado, mas da sociedade como um todo, incluindo as empresas privadas. Educação não é realizada apenas na escola, pois eventos com esse são fundamentais para o desejo constante de aprender”, disse o patrono desta edição.
 
O autor local homenageado pela edição da FIL, Carlos Roberto Ferriani, destacou o trabalho de toda a equipe, principalmente neste período que todos vivem com dificuldades em função da pandemia. “A literatura é o espírito que move as pessoas, que faz com que se sintam em um mundo bom. Os sonhos podem se realizar sim, acreditando e tendo fé”.
 
A escritora infantojuvenil homenageada e participante do projeto Combinando Palavras, Semíramis Paterno, também deixou sua palavra, lembrando que desde o ano passado vem recebendo trabalhos lindos, de várias escolas municipais, produzidos a partir de suas obras. “Isso é Feira do Livro: incentivar, desde cedo, a leitura nos estudantes. Que nossa obra reverbere de alguma forma no coração de todas as crianças”.
 
A arte de educar
Como a educação tem um papel fundamental na Feira Internacional do Livro, “homenagear professores é mais do que uma simples escolha, é uma estratégia”, mostrou a curadora Adriana Silva, destacando a homenageada desta edição, Elaine Assolini, que também deixou seu recado durante a abertura. “Esta escolha aumenta minha responsabilidade como educadora, pesquisadora e professora. É um momento de festa e um momento que ressignificar as utopias é necessário. Porém, saber que novas utopias estão nascendo é mais necessário ainda, principalmente neste momento em que o planeta vive um momento tão desafiador”.

O Combinando Palavras, projeto socioeducativo da Fundação e que faz parte das atividades da FIL, nesta edição completa quatro realizações e também teve um destaque na abertura, com a apresentação de um vídeo com relatos de alunos, professores, diretores e autores que já participaram do programa. “A Feira do Livro de Ribeirão Preto passou a ser internacional em 2019 e, apesar de silenciada em 2020, segue pretenciosa e deseja estar em muitos lugares. Ainda que geograficamente mais ampla, ela continua focada no público estudantil, abraçando todos os anos o projeto Combinando Palavras, iniciativa que não segue sem parceiros fundamentais”, destacou Adriana Silva.

A palavra é resiliência 
Cristiane Bezerra, do Instituto do Livro, também participou da solenidade e alertou como a perseverança é fundamental quando se tem um sonho. “Vocês são teimosos, mas com sabedoria, assim como a música ‘Samba da Utopia’. Vocês tiveram todos os motivos do mundo para cancelar essa edição, mas não. O que vocês estão fazendo hoje é manter a literatura viva”.
 
A programação da 20ª FIL vai reunir nomes importantes no cenário cultural nacional e internacional. Totalmente gratuito, o festival literário será acessível, com interpretação em Libras para todas as atividades, além de legendas nas atrações internacionais em que os participantes não falam a língua portuguesa. São cerca de 60 atividades, durante 10 dias, em torno de 110 horas de programação. “A 20ª FIL já começou. E que venham os debates sobre as novas e velhas utopias”, finalizou Dulce Neves.
 
Protocolos de Saúde

Toda a equipe e convidados que participam presencialmente do evento seguiram um rígido protocolo de saúde obrigatório, que incluiu testagem e uso EPI (equipamento de proteção individual) como máscaras e protetores faciais.

Sobre a FIL
Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 2021 chega com uma edição histórica com essas participações internacionais. 
Com 21 anos de história e 19 edições realizadas, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas, com 6 milhões de leitores visitantes. 
Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do Youtube (FeiraDoLivroRibeirao).