Ambient

Energia Sustentável

Geração de energia duplamente ecológica


A Ambient é a primeira concessionária de serviços de saneamento do país a implantar, em alta escala de produção, um sistema de geração de energia elétrica por meio do biogás. O processo é realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão Preto, onde são produzidos cerca de 8.000 nm³ por dia de biogás.
 

O projeto é duplamente ecológico porque destina o biogás para queima como combustível nos motores. Isso evita a emissão direta na atmosfera, minimizando a emissão de gases que provocam o efeito estufa. Trata-se de uma fonte de energia renovável, limpa e responsável.
 

A etapa inicial de implantação foi a partir de estudos que indicaram a possibilidade de elevar o índice de 30% de aproveitamento do gás - antes utilizado unicamente para aquecimento do lodo digestor. O restante era queimado no flair (equipamento instalado para queimar gases, evitando explosões e diminuindo a poluição do meio ambiente).
 

Ao invés de ser queimado, o biogás passa por tratamento de remoção de umidade e é enviado aos motores de combustão para acionar os geradores na produção de energia elétrica. O sistema tem a capacidade de produzir cerca de 15 mil kw/h diariamente.
 

Além disso, a água usada para resfriamento dos motores é aproveitada para aquecimento do lodo no digestor. O gás tem tem alto poder calorífico e possui em sua composição aproximadamente 60% de CH4 (metano) e 40% de CO2 (gás carbônico).
 

O processo é um diferencial tecnológico da Ambient e uma referência para o futuro. Um exemplo nacional em novos conceitos de solução energética sustentável.

    Galeria de Fotos