Esgotamento Sanitário

Primeira concessão de serviços de tratamento de esgoto do Brasil

Estações de tratamento de esgoto

Estações de tratamento de esgoto

Com investimentos da ordem de R$ 300 milhões, a GS Inima Ambient foi responsável pela implantação de 170 km de redes interceptoras de esgoto e quatro estações elevatórias. Ribeirão Preto foi o primeiro município com mais de 500 mil habitantes a atingir a marca de 98% de esgoto tratado. Hoje a cidade trata 130 milhões de litros de efluentes domésticos por dia melhorando a qualidade de vida da população, diminuindo os gastos com a saúde pública e preservando melhor o meio ambiente.

 

ETE Ribeirão Preto

A Estação de Tratamento de Esgotos Ribeirão Preto coleta e trata 86% do esgoto doméstico dos moradores dos bairros situados na bacia do Ribeirão Preto, Retiro Saudoso, Tanquinho, Laureano, Antártica, Campos e Catetos.  A ETE utiliza a tecnologia de lodos ativados com aeração por difusores de membrana e sistema de digestão aeróbica de alta carga, obtendo eficiência de 95% na remoção da matéria orgânica.

Em 2011, a ETE Ribeirão Preto foi a primeira do Brasil a implantar o sistema de geração de energia elétrica no país a partir do biogás produzido no processo de tratamento de esgoto, melhorando sua eficiência energética.
 

ETE Ribeirão Preto
ETE Ribeirão Preto

ETE Caiçara

A Estação de Tratamento de Esgoto Caiçara responde pelo tratamento dos demais 14% do esgoto e também utiliza a tecnologia de lodos ativados com aeração prolongada, obtendo uma eficiência de 95% na remoção da matéria orgânica. 

ETE Caiçara
ETE Caiçara