Inovação

BIOGÁS

A GS Inima Ambient foi pioneira no país ao implantar um sistema de geração de energia elétrica por meio do biogás. O processo na ETE Ribeirão Preto produz cerca de 8 mil nm³ de biogás por dia. O projeto é duplamente ecológico porque usa o biogás como combustível nos motores, evitando a sua emissão direta na atmosfera, minimizando os gases que provocam o efeito estufa. Trata-se de uma fonte de energia renovável, limpa e responsável.
 
A etapa inicial de implantação foi baseada em estudos que indicaram a possibilidade de elevar o índice de 30% de aproveitamento do gás - antes utilizado unicamente para aquecimento do digestor do lodo. O restante era queimado no flair (equipamento próprio para a queima dos gases, que evita explosões e diminui a poluição do meio ambiente).
 
Em vez de ser queimado, o biogás passa pelo tratamento de remoção de umidade antes de ser enviado aos motores de combustão para acionar os geradores na produção de energia elétrica. Com capacidade para produzir cerca de 15 mil kw/h diariamente, o sistema permite que a água usada para resfriamento dos motores seja aproveitada para aquecimento do lodo no digestor. O gás tem tem alto poder calorífico e possui em sua composição aproximadamente 60% de CH4 (metano) e 40% de CO2 (gás carbônico).
 
O processo é um diferencial tecnológico e um exemplo para o Brasil na adoção de novos conceitos de solução energética sustentável.
 

Galeria de Imagens

Biogás
ETE Ribeirão Preto
Biogás